Notícias da Área Farmacêutica
A Gedeon Richter associa-se à European Fertility Week 2025 para reforçar a literacia em fertilidade
Sob o mote “Facts Forward – Education and Information”, a campanha europeia decorre entre 3 e 9 de novembro de 2025
Lisboa, 06 de novembro de 2025 — A Gedeon Richter Portugal associa-se à European Fertility Week 2025, uma iniciativa promovida pela organização europeia Fertility Europe, que este ano decorre sob o mote “Facts Forward – Education and Information”. A campanha, que tem lugar entre 3 e 9 de novembro, pretende reforçar a importância da educação e informação sobre fertilidade, de forma a capacitar as pessoas para fazerem escolhas informadas ao longo da vida reprodutiva.
Atualmente, a literacia em fertilidade continua a ser limitada em grande parte da Europa – incluindo Portugal. Apesar da existência de programas de educação sexual, estes continuam a centrar-se sobretudo na prevenção da gravidez e no uso de contraceção, deixando de fora aspetos essenciais como o facto da fertilidade mudar com a idade e fatores que a podem influenciar.
A European Fertility Week 2025 propõe uma reflexão europeia sobre a necessidade urgente de integrar a educação para a fertilidade nos programas escolares e na comunicação pública, promovendo uma abordagem abrangente, inclusiva e livre de estigmas.
Com mais de 120 anos de história e presença consolidada em Portugal, a Gedeon Richter tem sido um parceiro ativo na promoção da saúde feminina, em áreas como a contraceção, a menopausa e a fertilidade. A sua participação nesta iniciativa europeia reflete o compromisso da empresa com a educação em saúde reprodutiva, a redução do estigma associado à infertilidade e o empoderamento das mulheres através da informação.
Sobre a European Fertility Week
Criada em 2016 pela Fertility Europe, a European Fertility Week é uma campanha anual que pretende aumentar o conhecimento sobre a temática da fertilidade, infertilidade e ausência involuntária de filhos, defendendo o acesso equitativo a tratamentos de fertilidade e a importância da educação precoce e abrangente em saúde reprodutiva. Em 2025, conta com a participação de 35 associações de 29 países, unidas pelo mesmo objetivo: colocar a literacia em fertilidade no centro da saúde pública.
