Notícias da Área Farmacêutica

Bial renova marca corporativa
- Farmacêutica portuguesa reafirma missão de alcançar excelência científica nas neurociências e doenças raras, com o propósito de ser uma parceira na vida e para a vida
- Identidade visual foi desenvolvida pela Ivity Brand Corp ao longo de 2024, ano que assinalou centenário da Bial
Porto, 23 de julho de 2025 – Após celebrar o seu centenário, a Bial dá um passo decisivo na sua trajetória de evolução, apresentando um novo propósito, missão e valores, reunidos numa identidade corporativa única e renovada.
A ‘nova’ Bial reflete a transformação profunda que a empresa viveu, particularmente ao longo dos últimos quinze anos, consolidando-se como uma farmacêutica internacional de inovação. Hoje, a Bial conta com medicamentos próprios comercializados à escala global e destaca-se como um dos principais protagonistas no panorama empresarial e na investigação biomédica nacional. Internacionalmente, a empresa ganha crescente reconhecimento pela ciência que desenvolve e pelos medicamentos inovadores que disponibiliza para melhorar a qualidade de vida das pessoas, atuando diretamente ou através de parcerias em alguns dos mercados mais relevantes do mundo.
Para António Portela, CEO da Bial, esta é uma mudança plena de simbolismo: “A Bial é hoje uma empresa diferente. E esta evolução reafirma os valores do passado e o nosso legado, mas, acima de tudo, espelha o nosso compromisso com o futuro. Mantemos firme a nossa missão na área da saúde, cada vez mais conscientes do impacto que queremos deixar na ciência, na sociedade e, sobretudo, nas pessoas”.
António Portela acrescenta ainda que “redefinimos o Propósito da empresa, garantindo que ele não é apenas inspirador, mas está alinhado com as linhas estratégicas delineadas para o futuro” e explica: “A nova Missão traduz aquilo que somos e fazemos diariamente. Os novos Valores refletem a forma como se colabora, como se cresce na empresa e aquilo que define cada um dos nossos colaboradores, os Bialers. Tudo isto foi materializado numa nova identidade visual, que representa aquilo que a Bial é hoje e o que quer ser no futuro: parceiros na vida e para a vida, sempre orientados para a excelência na ciência e na investigação que desenvolvemos”.
O processo de renovação da narrativa e identidade da Bial, que decorreu ao longo de um ano, foi desenvolvido em estreita colaboração com a equipa de Comunicação da empresa e contou com a assinatura da agência Ivity Brand Corp.
“Sempre que conduzimos um processo de rebranding de uma marca centenária, sentimos que o futuro nos desafia a escrever um novo capítulo de uma história que queremos que continue para sempre. Bial é uma ‘palavra-marca’ que faz parte da história da inovação de Portugal para o mundo. A nova marca Bial expressa a sua alma forte, bem enraizada e com os olhos postos no futuro. Esta é uma marca de ligações, onde a ciência e a sensibilidade se cruzam pelos caminhos das neurociências e das doenças raras, em direção a uma vida melhor para todos. É assim, com um sentimento redobrado que, em nome da equipa da Ivity, dou as boas-vindas à nova marca Bial, que tanta honra faz a Portugal”, comenta Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.
O conceito criativo da nova identidade da Bial centra-se na ideia dos bonds of life, as ligações e relações que representam o compromisso da empresa com o futuro, a ciência, a esperança e o conhecimento.
A letra “a” e elementos gráficos adicionais, que expressam fisicamente o conceito de bonds, assumem um papel de destaque na comunicação. Desenhados com formas contínuas, orgânicas e livres, estes elementos simbolizam as conexões entre a ciência e a vida, entre o passado e o futuro, entre a Bial e todas as pessoas com quem constrói relações de confiança. A nova identidade da Bial reflete a ambição da empresa de continuar a crescer como ‘Partners in Life’ – parceiros na vida e para a vida –, reforçando o compromisso de estar sempre ao lado de todos aqueles a quem serve: doentes, cuidadores, profissionais de saúde, parceiros e a sociedade em geral.
Acerca da Bial
A Bial é hoje uma empresa internacional de inovação, com medicamentos próprios comercializados à escala global, sendo um dos principais protagonistas do panorama empresarial, industrial e da investigação biomédica a nível nacional. A Bial foi a primeira e é a única farmacêutica com medicamentos de investigação própria e de patente nacional comercializados. Em média, nos últimos anos, a Bial tem canalizado mais de 20% da sua faturação anual para I&D, que está centrada nas neurociências e nas doenças raras.
Na Europa, a Bial tem uma unidade de produção e uma unidade de I&D em Portugal (sede) e filiais em vários países europeus – Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália e Suíça. Adicionalmente, a Bial está presente nos EUA e em alguns mercados emergentes.
A estratégia de internacionalização da empresa engloba também o estabelecimento de acordos de parceria, colaborando com empresas bem estabelecidos para levar as suas soluções de saúde a todos os que delas necessitam. Os produtos da Bial estão presentes em mais de cinquenta países e fazem a diferença na vida das pessoas que vivem com doenças graves em todo o mundo.
Para mais informações sobre a Bial, por favor visite: www.bial.com