Edição Atual

Janeiro-Fevereiro | 2026 | Volume 55 - N.º 1

Editorial

Doenças Osteoarticulares em MGF: Integração da Evidência para a Prática Clínica
Catarina Moita

Clique no botão acima para ler o Editorial

Simpósio: Doenças osteoarticulares e musculoesqueléticas

Monoartrite aguda: diagnóstico em adultos

  • A monoartrite aguda, caracterizada por dor e edema numa única articulação ao longo de vários dias, representa um desafio diagnóstico – nomeadamente a nível dos CSP – devido à sua etiologia diversa, e as suas causas mais frequentes são a osteoartrose, gota, pseudogota e trauma. A eficácia do tratamento varia de acordo com a causa subjacente e, por isso, este artigo fornece um valioso contributo por nele ser feita uma completa abordagem de toda a área diagnóstica, incluindo várias imagens de ecografias.
    Jeremy Swisher, MD, Zachary Sitton, MD, Kimberly Burbank, MD, Chris Nelson, MD

Estenose medular lombar: diagnóstico e tratamento

  • A estenose medular lombar – que afeta especialmente as pessoas com mais de 50 anos – é uma doença degenerativa da coluna que provoca o estreitamento dos espaços à volta dos feixes neurovasculares e ao sintoma clássico de dor lombar que irradia bilateralmente para as nádegas e membros inferiores e neste artigo após a indicação do que é necessário efetuar para o seu adequado diagnóstico são dados valiosos contributos para um correto tratamento, nomeadamente a nível farmacológico.
    Charles W. Webb, DO, Kenneth Aguirre, MD, Peter H. Seidenberg, MD

Artrite reumatoide: diagnóstico e tratamento

  • A artrite reumatoide é uma doença autoimune inflamatória crónica caracterizada por poliartrite e uma grande variedade de manifestações extra-articulares e neste artigo os autores fazem uma completa abordagem do seu diagnóstico e tratamento sendo ambos baseados especialmente nas mais recentes diretrizes do American College of Rheumatology e da European Alliance of Associations for Rheumatology e que na área da terapêutica farmacológica incluem uma detalhada análise de todos os mais recentes fármacos, incluindo um suplemento com os resultados dos estudos efetuados com os fármacos antirreumatismais modificadores da doença (DMARD) biológicos e sintéticos.
    Emily Peterson, PharmD, BCACP, Mary K. Gallagher, MD, Jason Wilbur, MD

Fraturas comuns do pé

  • As fraturas do pé representam cerca de um terço de todas as fraturas dos membros inferiores em adultos e de uma forma geral são causadas por esmagamento ou por uma força axial ou torção do pé e este artigo aborda os vários tipos de fraturas do pé, os mecanismos comuns de lesão, o tratamento não cirúrgico e as indicações para encaminhamento ortopédico.
    Sabrina Silver, DO, CAQSM, Elizabeth Williams, MD, Meghan L. Plunkett, MD

Teste de Autoavaliação

Programa de Formação Médica Contínua da Postgraduate Medicine e da Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Ciências Médicas da NOVA Medical School

Clique no botão acima para responder ao Teste de Autoavaliação

Outros Artigos

Osteoartrose da anca: Diretrizes da American Academy of Orthopedic Surgeons

  • Este artigo sobre as mais recentes diretrizes da American Academy of Orthopedic Surgeons sobre o tratamento da osteoartrose da anca vem comprovar que, quando não há contraindicações, os AINEs são os fármacos de primeira escolha e que caso não resultem, ou porque estejam contraindicados, são recomendadas as injeções intra-articulares de corticosteroides devido à melhoria comprovada da dor e da função durante um período até 4 meses.
    Michael J. Arnold, MD, MHPE

Deficiência de vitamina B12: perguntas e respostas frequentes

  • A deficiência de vitamina B12 ocorre com elevada frequência e os fatores que mais concorrem para esta anomalia são os processos de má absorção, a fraca ingestão de alimentos que contenham esta vitamina, o uso de certos medicamentos e a idade avançada. Os sintomas variam de acordo com a gravidade da deficiência, mas podem incluir fadiga, confusão mental, depressão, neuropatia periférica e ataxia e neste artigo os Profs. Patel e McGuirk apresentam toda a evidência existente para os testes que devem ser feitos quando há fatores de risco e manifestações clínicas da deficiência e terminam o artigo com a indicação da suplementação que deve ser dada.
    Hiten Patel, MD, MPH, Rachael McGuirk, MD

Infeções agudas não complicadas do trato urinário em adultos: revisão rápida da evidência

  • Este artigo apresenta uma revisão das melhores evidências disponíveis, orientadas para o doente, sobre as infeções agudas do trato urinário em adultos não algaliados, mulheres que não estejam grávida, naqueles que não existam anormalidades urológicas nem imunocompromisso e também naqueles que não tenham sinais de doença sistémica ou pielonefrite. Após feita uma completa abordagem do que deve ser feito para um correto diagnóstico e apresentadas as indicações para o adequado tratamento, especialmente o farmacológico, o artigo termina com recomendações para o rastreio e prevenção destas infeções.
    Peter K. Kurotschka, MD, Ildikó Gágyor, MD, Mark H. Ebell, MD, MS

Conselhos aos Doentes

Doenças Osteoarticulares em MGF: Integração da Evidência para a Prática Clínica

Clique no botão acima para ver os Conselhos aos Doentes

Scroll to Top