Edição Atual
Novembro-Dezembro | 2025 | Volume 54 - N.º 6
Editorial
Diabetes – Um Desafio Partilhado na Medicina Geral e Familiar
Catarina Moita
Clique no botão acima para ler o Editorial
Simpósio: Atualização em diabetes
Cetoacidose diabética: avaliação e tratamento
- A cetoacidose diabética é uma complicação potencialmente fatal da diabetes tipo 1 e tipo 2, resultante de uma deficiência absoluta ou relativa de insulina e que pode ocorrer em qualquer idade. Neste artigo os autores fazem uma detalhada abordagem de tudo o que deve ser feito para a sua correta avaliação e tratamento, assim como a definição das estratégias de prevenção para identificação da diabetes antes do desenvolvimento da doença.
Brian Veauthier, MD, Blaine Levy-Grau, DO
Monitorização contínua de glicose na prática clínica
- Neste artigo é fornecida uma completa informação sobre a Monitorização Contínua da Glicose e os benefícios que resultam da sua utilização, assim como o que deve ser feito para que os médicos tenham acesso a uma grande quantidade de dados sobre o controlo glicémico dos seus doentes permitindo-lhes avaliarem o efeito das recomendações dadas sobre os estilos de vida e as intervenções terapêuticas. Para além disso, são indicados os benefícios que advêm do facto dos doentes ficarem capacitados para se envolverem de forma direta no permanente controlo da sua diabetes.
Eden M. Miller, DO
Intervenção precoce dos médicos de família para se atrasar a diabetes tipo 1
- A adoção de protocolos de rastreio oferece a oportunidade para identificar quem tem probabilidade de desenvolver DT1 e indica a opção terapêutica para atrasar ou prevenir o início da diabetes e neste artigo o Prof. Edelman faz uma completa abordagem dos passos que necessitam ser dados para um eficaz rastreio e analisa os novos tratamentos que podem vir a alterar a resposta autoimune de um indivíduo e atrasar o início da DT1 por meses e até anos.
Steven Edelman, MD
Reabilitação cardíaca: indicações, benefícios e novas abordagens
- A reabilitação cardíaca e seus efeitos sobre as doenças cardíacas têm sido extensivamente estudados, particularmente em cardiopatias congénitas e insuficiência cardíaca congestiva tendo os resultados demonstrado melhorias na qualidade de vida, tolerância ao exercício, mortalidade e hospitalizações e neste artigo os autores depois de se debruçarem sobre o que tem de ser feito para uma identificação correta dos candidatos que devem ser elegíveis para participação em programas de reabilitação cardíaca fazem uma detalhada abordagem sobre os estudos que confirmaram a sua eficácia.
Victoria L. Boggiano, MD, MPH, Rana Alkhaldi, MD, Amir H. Barzin, DO, MS
Teste de Autoavaliação
Programa de Formação Médica Contínua da Postgraduate Medicine e da Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Ciências Médicas da NOVA Medical School
Clique no botão acima para responder ao Teste de Autoavaliação
Outros Artigos
Diagnóstico e tratamento de infeções nos pés relacionadas com a diabetes: diretrizes do IWGDF/IDSA
- As infeções do pé diabético são a complicação mais frequente da diabetes e a causa mais frequente da amputação de membros inferiores e neste artigo são fornecidas as diretrizes mais recentes (junho 2025) sobre o seu diagnóstico e tratamento por parte de duas das mais importantes entidades mundiais ligadas à infeciologia.
Michael J. Arnold, MD, MHPE
Hipertiroidismo: diagnóstico e tratamento
- Neste artigo da máxima atualidade sobre o hipertiroidismo é feita uma completa abordagem sobre as suas causas, apresentação clínica, e avaliação diagnóstica (laboratorial e imagiológica). Em seguida, os autores fornecem uma detalhada informação sobre o seu tratamento geral e especificamente sobre aquele que está relacionado com a tiroidite e a tempestade tiroideia.
Anne Mounsey, MD, Ryan Paulus, DO, Wesley Roten, MD
Noctúria: avaliação e gestão
- A noctúria é frequente em adultos, com prevalência crescente em idades mais avançadas e está associada a um risco aumentado de quedas e fraturas, compromisso cognitivo e humor deprimido e neste artigo os autores após fornecerem tudo o que deve ser feito para a sua adequada avaliação traçam as linhas orientadoras do que deve ser aconselhado numa fase inicial sobre os hábitos e comportamentos dos doentes e do tratamento farmacológico no caso de a sintomatologia persistir e agravar.
Feven W. Getaneh, MD, Rachael D. Sussman, MD, Cheryl B. Iglesia, MD
Conselhos aos Doentes
Hiperplasia benigna da próstata
Clique no botão acima para ver os Conselhos aos Doentes
