Editorial

Setembro-Outubro | 2025 | Volume 54 - N.º 5

Editorial

Avanços e desafios na gestão das patologias gastroenterológicas em Medicina Geral e Familiar
Catarina Moita

É com grande satisfação que apresentamos esta edição da nossa revista, dedicada à área da gastroenterologia. É fundamental que os médicos de Medicina Geral e Familiar estejam atualizados sobre os avanços e os desafios desta área. Esta edição dedica-se precisamente a ampliar esse conhecimento, trazendo uma seleção de artigos que abordam temas imprescindíveis para a prática clínica diária.

Nesta edição, abordamos temas cruciais que todos nós, médicos de família, encontramos nas nossas consultas. Abordamos a dor abdominal aguda, um sintoma comum que pode ter múltiplas etiologias, tanto em adultos como em crianças. Compreender as abordagens diagnósticas e terapêuticas adequadas é essencial para garantir um atendimento eficaz e seguro.

A litiase biliar é outro tema central, sendo uma condição frequentemente diagnosticada na prática clínica. Neste número, exploramos não só a sua fisiopatologia, mas também qual a abordagem clínica e as estratégias de tratamento recomendadas de acordo com a evidência mais recente.

O refluxo gastroesofágico em bebés é uma preocupação crescente entre os pais e, consequentemente, entre nós, médicos. O artigo incluído na presente edição irá fornecer uma visão aprofundada sobre a sua gestão, com ênfase na identificação precoce e na intervenção adequada.

A nossa secção dedicada à publicação das mais recentes diretrizes mundiais está ligada ao tema nuclear da edição e apresenta aquelas que foram aprovadas pelo American College of Gastroenterology para a gestão da hemorragia aguda baixa e que são um valioso contributo para os médicos de MGF na tomada de decisão clínica fundamentada em evidência para o tratamento, resolução e encaminhamento adequado dos seus doentes.

Adicionalmente, reservamos dois artigos extrassimpósio que abordam estratégias de profilaxia e tratamento da enxaqueca. Estes temas, de grande prevalência e impacto na qualidade de vida, oferecem insights úteis para uma abordagem multidisciplinar que envolve também a Medicina Geral e Familiar.

Por fim, os conselhos aos doentes desta edição são dedicados à litíase biliar, fornecendo recomendações práticas que podem ser aplicadas na consulta e que visam melhorar o entendimento e o controlo desta condição.

Esperamos que esta edição enriqueça os seus conhecimentos e contribua para a melhoria contínua da prática clínica. Acreditamos que a formação contínua e o diálogo entre especialidades são essenciais para um cuidado mais seguro, eficiente e humanizado.

Boas leituras!

Scroll to Top