Atualidades de Saúde

NOVA Medical School promove reflexão sobre o impacto do calor extremo na saúde das pessoas mais velhas
Lisboa, 28 de abril de 2025 – A Nova Medical School reforça o seu compromisso com a saúde pública e a promoção da cidadania ativa com uma nova iniciativa dedicada à população sénior. No próximo dia 30 de abril, ‘Calor Extremo e Impacto na Saúde das Pessoas Mais Velhas’, vai reunir especialistas, decisores políticos, estudantes e membros da comunidade para refletir sobre os riscos e desafios que o calor extremo impõe à saúde dos adultos com mais de 50 anos.
A iniciativa, que propõe analisar os efeitos do calor extremo nas populações mais vulneráveis, é marcada pela partilha de estratégias práticas de prevenção e proteção da saúde, reafirmando o papel da NOVA Medical School na construção de conhecimento intergeracional e na promoção de respostas informadas aos desafios contemporâneos da saúde pública.
A sessão de abertura presidida por Ana Maria Rodrigues (Coordenadora da Unidade Curricular Doente Idoso da NOVA Medical School), contará com a participação de Daniel Freitas (Coordenador da Academia Sénior de Arroios (ASA)), que acompanhará o seu Grupo de Teatro, numa encenação que ilustra artisticamente os desafios do envelhecimento em contexto de calor extremo.
O impacto do calor na saúde será abordado pelos alunos do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School, reforçando a importância da sensibilização e da educação em saúde pública. O evento culmina com uma mesa-redonda que reúne especialistas para partilha de Dicas Práticas e Estratégias para Enfrentar o Calor Extremo. Com a moderação da professora e médica reumatologista Ana Maria Rodrigues, junta-se a esta mesa-redonda Miguel Telo de Arriaga (Diretor da Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde na Direção-Geral da Saúde) e a médica de família Marta Fournier.
‘Portugal é hoje um dos países mais vulneráveis ao calor extremo que, só no verão de 2022, causou a morte de mais de 2.000 pessoas com mais de 65 anos. Sabemos que o calor mata — de forma desigual, atingindo sobretudo os mais velhos — e que, em cidades como Lisboa em anos mais críticos, poderá causar mais mortes anuais do que a COVID-19’ afirma Ana Maria Rodrigues, acrescentando que “com esta reflexão conjunta, a NOVA Medical School reforça o seu compromisso em educar e capacitar a comunidade, estimulando a reflexão crítica sobre os desafios climáticos na saúde pública e promovendo um envelhecimento saudável num contexto cada vez mais exigente”.
Calor Extremo e Impacto na Saúde das Pessoas mais Velhas é uma iniciativa livre e gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
30 de abril de 2025 | 15h00 | Nova Medical School | Campo Mártires da Pátria 130, Lisboa
Sobre a NOVA Medical School
Com mais de anos 45 anos de existência, a NOVA Medical School é a escola médica da Universidade NOVA de Lisboa. Com uma rede de mais de 25 unidades de saúde, oferece uma experiência educativa única, onde cada estudante é preparado para transformar a realidade dos cuidados de saúde.
Guiada pelos pilares de Ensino, Investigação e Comunidade, a NOVA Medical School continua a crescer para novos campos, sempre próxima das pessoas, com o objetivo de capacitar mentes inovadoras e comprometidas com a criação de um futuro mais saudável e inclusivo. A missão da Escola vai além das salas de aula – pretende inspirar a mudança, melhorar vidas e redefinir a saúde global.
NOVA Medical School – Health For The Future.
Mais informações aqui.