Atualidades de Saúde
Ser Espiritual: Da Evidência à Ciência, de Luís Portela, chega às livrarias a 27 de janeiro
Lançamento do livro que inspirou a aclamada série da RTP Para Além do Cérebro
Chega às livrarias a 27 de janeiro Ser Espiritual: Da Evidência à Ciência, de Luís Portela, o livro que está na origem da aclamada série documental da RTP Para Além do Cérebro e que propõe um diálogo profundo entre ciência, espiritualidade e sentido da vida.
Aparentemente, a Humanidade tem feito uma grande progressão no domínio tecnológico, mas, mantendo-se embriagada com a exploração material e distraída com um mar de futilidades, tem deixado para segundo plano a exploração do espiritual. O ter tem-se sobreposto ao ser. E, recentemente, parece que já nem faz falta ter, basta parecer.
Tendo assumido a ilusão tal dimensão, parece oportuno procurar recentrar o Homem no âmago do ser. Foi o que Luís Portela procurou fazer neste livro, cruzando os saberes tradicionais com os resultados da investigação científica recente e sugerindo um prévio despojamento de conceitos e preconceitos, uma grande abertura a uma perspetiva diferente dos conhecimentos aceites pela cultura vigente. Ou seja, uma real abertura do leitor a perspetivar o Universo a partir do seu eu espiritual.
A obra tem sido amplamente elogiada por figuras de referência do meio académico e cultural. Maria de Sousa (1939 – 2020) já havia sublinhado que “A melhor bagagem para iniciar a viagem da leitura deste livro é uma mala vazia de tudo menos da surpresa de se deixar conduzir pela visão de um homem mais conhecido pela sua vida empresarial de êxito […]”.
Para Mário Cláudio, “Luís Portela oferece o visível a quem já vê, levantando do mesmo passo, a quem aspira a ver um pouco mais, a cortina que esconde paisagens por enquanto não de todo evidentes”.
Também Mário Simões, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, destaca o impacto desta obra: “Após a sua leitura, fica-se com um sentimento de coerência do sentido da vida, mas também com um conhecimento que nos desperta uma paz inquieta, para querer saber mais”.
Este livro serviu de inspiração à série documental dedicada ao tema da ciência e espiritualidade, que contou com o apoio da Fundação Bial. Para Além do Cérebro procura desafiar tabus, ao explorar a forma como a ciência encara questões que, durante muito tempo, foram consideradas marginais, tais como a telepatia, a mediunidade, as experiências de quase morte e as alegadas memórias de vidas passadas.
Filmada em vários países e apresentada por Luís Portela, presidente da Fundação Bial, e pelo jornalista da RTP, Mário Augusto, a série conta com a orientação científica do neurocientista Nuno Sousa e integra testemunhos de cerca de 50 cientistas e especialistas de instituições internacionais de referência, como o King’s College London, a Universidade de Liège, a Universidade de San Diego e a Universidade da Virgínia, entre outras.
Com Ser Espiritual: Da Evidência à Ciência, Luís Portela propõe não respostas fechadas, mas um caminho de questionamento informado e aberto, onde ciência e espiritualidade deixam de ser domínios opostos para se tornarem partes complementares de uma mesma procura: a compreensão mais profunda do que significa ser humano.
Sobre o Autor
Luís Portela é médico, tendo exercido atividade clínica durante três anos e lecionado seis anos psicofisiologia na Universidade do Porto.
De 1979 a 2021 presidiu à empresa da família – Bial –, que se tornou uma farmacêutica de inovação presente em cerca de 60 países. Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da Cotec.
Em 1994 criou, com a Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial – a que preside –, para incentivar a investigação centrada no ser humano. A Fundação criou um sistema de bolsas para a investigação científica que já apoiou cerca de 1900 investigadores de 31 países, nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia. Também atribui vários prémios no domínio das ciências da saúde.
Publicou dez livros, incluindo Serenamente, O Prazer de Ser, Ser Espiritual, Da Ciência ao Amor e The Science of Spirit – Parapsychology, Enlightment and Evolution (nos EUA). Entre outras distinções, tem três condecorações de Estado e quatro doutoramentos Honoris Causa. Recebeu o Prémio de Neurociências da Louisiana State University e foi eleito Membro Honorário da Parapsychological Association of the American Association for the Advancement of Science.
Sobre a Fundação Bial
A Fundação Bial foi criada em 1994 pela Bial, em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual. É gerida por representantes das duas instituições fundadoras.
Entre as suas atividades destaca-se a atribuição de Prémios científicos no âmbito da investigação em ciências da saúde, nomeadamente o Prémio Bial de Medicina Clínica, o Bial Award in Biomedicine, um dos maiores prémios europeus na área da saúde, e o Prémio Maria de Sousa, em parceria com a Ordem dos Médicos.
A Fundação Bial promove igualmente um programa de Apoios a Projetos de Investigação Científica, orientado para o estudo neurofisiológico e mental do ser humano, nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia; bem como as Bolsas de Doutoramento Nuno Grande, destinadas a médicos doutorandos em Ciências Fundamentais da Saúde.
Desde 1996, a Fundação organiza, de dois em dois anos, os Simpósios “Aquém e Além do Cérebro”, reunindo os mais relevantes nomes nas áreas das Neurociências e da Parapsicologia e os investigadores apoiados.
Instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, a Fundação conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e os patrocínios do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Ordem dos Médicos.
